Apenas MA deve ter pancadas de chuva
Nordeste terá muitas nuvens e chuva isolada, neste domingo (25). Condição será notada na faixa litorânea do RN até SE.
Já litorais do CE, PI e da BA terão apenas céu com muitas nuvens.
Norte do MA deve ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia. Já o sul maranhense terá poucas nuvens, condição semelhante ao PI, CE e norte baiano.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Salvador. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Teresina.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Chuva só não atinge AC, RO e TO
A Região Norte do país será chuvosa, neste domingo (25). Para AM, PA e AP, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Já RR deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Chuva só não atinge AC, RO e TO, que devem variar entre céu com poucas e muitas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco, Porto Velho, Belém e Palmas. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Belém e Palmas.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
MT e MS terão céu com poucas nuvens
Centro-Oeste terá céu claro, neste domingo (25). Condição será notada no Distrito Federal e em Goiás ao longo do dia.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão predominância de céu com poucas nuvens ao longo deste domingo.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C, em Brasília. Já a máxima pode chegar a 35°C, em Cuiabá e a 32°, em Campo Grande.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Fortes chuvas atingem grande parte da região
Nesta segunda-feira (26), há previsão de fortes chuvas acompanhadas por trovoadas isoladas em todo o estado de Roraima, além dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.
Pancadas de chuva também são esperadas na microrregião de Mazagão, no Amapá, e em grande parte do Pará, com exceção do sudeste paraense, onde há apenas possibilidade de chuva.
No Tocantins, não há previsão de chuvas e a segunda será de variação de nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar a 35°C, em Palmas.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Possibilidade de chuva apenas para ES e litoral norte do RJ
Sul terá muitas nuvens com névoa úmida, neste domingo (25). Condição será notada nas regiões nordeste, sul e sudeste de Minas Gerais, bem como no centro sul, sudoeste, leste e nordeste de São Paulo.
Já o litoral paulista deve ter apenas céu com muitas nuvens, assim como o RJ.
Possibilidade de chuva apenas para ES e litoral norte do RJ.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista nesta terça-feira é de 14°C, em São Paulo. Já a máxima pode chegar a 26°C, em Vitória, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Sul terá muitas nuvens, névoa e chuva neste domingo (25).
O estado mais chuvoso será o RS, que deve ter céu com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Para os litorais do PR e de SC a previsão é de muitas nuvens. Já nas regiões norte e sul paranaense e catarinense, muitas nuvens com névoa úmida.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 25°C, em Porto Alegre e Florianópolis.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Massa de ar polar mantém o frio intenso e há risco de geada em áreas elevadas
O avanço de uma intensa massa de ar de origem polar continua derrubando as temperaturas no Sul do Brasil neste sábado (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de geada em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente nas regiões serranas e nos campos de altitude nas primeiras horas da manhã.
Municípios como Bagé, Pelotas e cidades das serras Gaúcha e Catarinense seguem sob aviso de frio rigoroso. As mínimas devem variar entre 1°C e 3°C nas áreas mais geladas do estado gaúcho. Já em Santa Catarina, o amanhecer será igualmente gelado, com possibilidade de formação de geada leve a moderada em pontos altos.
Além do frio, as condições meteorológicas ainda favorecem a ocorrência de temporais isolados, especialmente no norte e nordeste de Santa Catarina, na Grande Florianópolis e em diversas áreas do Paraná, incluindo o oeste, centro-sul, leste e região metropolitana de Curitiba. As chuvas podem ser de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h.
Essas instabilidades estão associadas à atuação de uma frente fria que ainda influencia o tempo na região, em combinação com a umidade vinda do interior do continente e a circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera.
Rajadas de vento podem chegar a 70 km/h
Neste sábado (24), o avanço de uma frente fria continua influenciando o tempo no Sudeste, mantendo o alerta para chuvas intensas e rajadas de vento no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições seguem favoráveis para temporais isolados, especialmente entre a tarde e à noite.
Desde a madrugada, há possibilidade de pancadas de chuva com raios e ventos fortes na Costa Verde e no Sul Fluminense, incluindo a região do Vale do Paraíba. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam e atingem outras áreas do estado, como o Grande Rio, a Região Serrana e a Região dos Lagos.
Os volumes de chuva podem variar entre 20 e 40 mm em grande parte do estado, com possibilidade de acumulados superiores a 50 mm na Costa Verde. As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h em pontos isolados.
Para todo o litoral de São Paulo e litoral sul capixaba também há alerta de acumulado de chuva, mas em menor volume do que o previsto para o estado do Rio. A temperatura despenca na capital carioca, não passando dos 23ºC. São Paulo capital e BH terão um sábado de sol entre nuvens e mínima de 15ºC.
Com informações do Inmet.
Lívia Braz, O Tempo e a Temperatura
Em Mato Grosso há previsão de chuvas mais volumosas
O tempo segue firme em praticamente toda a Região Centro-Oeste neste sábado (24), com predomínio de sol e baixa umidade relativa do ar, especialmente no sul de Goiás e no leste de Mato Grosso do Sul.
A exceção fica por conta do norte de Mato Grosso, onde há previsão de chuvas mais volumosas, principalmente em municípios como Nova Bandeirantes e Novo Mundo.
Em Brasília, após registrar chuvas isoladas nos últimos dias, o tempo volta a ficar seco. A madrugada será fria, com mínima de 14ºC, enquanto à tarde a temperatura sobe e atinge os 26ºC, com céu parcialmente nublado. Cuiabá terá mais um dia quente, com máxima de 33ºC, e o calor também predomina em Campo Grande e Goiânia, que devem registrar 31ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para os efeitos do tempo seco, como o aumento do risco de incêndios e desconforto respiratório, recomendando hidratação e cuidados com a saúde.
Tempo firme predomina no interior dos estados nordestinos, com sol forte ao longo do dia
O fim de semana será marcado por mais um dia de chuvas intensas no litoral do Nordeste. Neste sábado (24), são esperados acumulados significativos, especialmente nas faixas litorâneas de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, com volumes que podem atingir até 50 mm, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a persistência das chuvas na região está relacionada à atuação de instabilidades reforçadas pelas temperaturas elevadas da superfície do oceano Atlântico, que favorecem a formação de nuvens carregadas próximas à costa.
Enquanto isso, o tempo firme predomina no interior dos estados nordestinos, com sol forte ao longo do dia. No sul da Bahia, o sábado também deve ser de céu aberto e temperaturas em elevação, mantendo o padrão de estabilidade dos últimos dias.